A Habilidade de Cortar Gastos


De tempos em tempos todo burguês precisa cortar gastos. Isso nunca é uma tarefa fácil. Muitos menos prazerosa. Contudo, depois de algum período você se acostuma com a nova vida e o dinheiro que sobra gera uma boa sensação. E serve para todos. Para onde olho vejo que existem hábitos e gastos que não deveriam existir. O escopo da habilidade de cortar gastos é convertê-los em investimentos. Salvo raras exceções, simplesmente não há sentido em economizar de um lado para gastar mais do outro. Lembre-se sempre que investir, é um dos mandamentos mais importantes do código dos burgueses.

Cortando Gastos Com Alimentação

Alimentação é um dos maiores gastos do brasileiro(19.8%). Como todo bom burguês, sou completamente contra comer mal. O segredo aqui é comer os alimentos mais naturais e menos processados possíveis. Corte todo alimento "estrogenado" como bolachas, bolos, salgadinhos... Corte tudo o que for processado. Ao substituir estes alimentos por opções saudáveis: carne, frango, peixe, brócolis, milho, banana, maça, ervilhas, entre outros você não só estará economizando em alimentação e saúde, mas também terá feito um upgrade em sua qualidade de vida enquanto corta gastos. Clássica situação ganha-ganha. Com algumas horas de voo cozinhando sua própria comida saudável você vai se adaptar e aprender a cozinhar melhor do que nunca para si mesmo, evitando comer fora. Por último, mas não menos importante, se for sair pra comer, tente usar cupons de descontos. Tem uma variedade de sites como Restorando ou Peixe Urbano.

Academia


Feche um plano anual em uma academia que seja acessível para você. Não corte academia dos seus gastos, no longo prazo o retorno que ela traz recompensa todo e qualquer investimento. Se você não tiver dinheiro para treinar,  faça o Treino do Prisioneiro.

Bancos



Corte absolutamente todas as taxas que seu banco tiver. Não pague taxas para realizar TED ou DOC, muito menos taxas de manutenção da conta. Se seu banco cobrar isso, procure saber quais outras opções de conta ele tem. Se não tiver nenhuma que lhe agrade mude para um banco que tenha. Procure serviços bancários 100% digitais. Para investir, sempre utilize corretoras, nunca bancos.

Cartões



Não tenha nenhum, a não ser que seja isento de mensalidade. Mesmo assim essa é uma ferramenta perigosa. Em alguns pouquíssimos casos compensa, desde que ele te traga outro beneficio. Por exemplo, caso tenha carro, pode conseguir um bom desconto no seguro com o Cartão Porto Seguro. Alguns oferecem descontos em certas redes de mercado, outros em certas redes de abastecimento.

Um dos mais comentados hoje em dia é o Nubank(isento de mensalidade). O melhor dele é o aplicativo que ele te ajuda a ter um controle financeiro preciso e em tempo real por sincronizar os gastos via internet, além disso recentemente anunciaram que passarão a oferecer milhas.

Celular



Honestamente, eu não gosto nenhum pouco de celulares. Só tenho para não ficar atrás dos meus competidores, mas se todos no mundo decidissem que iriam jogar fora seus celulares eu seria o primeiro da fila. Bom mesmo são telefones públicos de cartão. Para cortar gastos, apenas escolha um plano controle barato que forneça a quantidade necessária de internet e tempo de ligação para seus usos.

Compras Online

Sempre cote os produtos online. A internet é o que temos de mais próximo do livre mercado. Já economizei milhares de reais comprando o que era necessário sem sequer sair de casa. Apenas tenha certeza de não esquecer de contabilizar o frete. Muitos costumavam ser gratuitos. Hoje são poucos. Eu não os culpo, com uma empresa como o Correios fazendo os serviços de entrega até que demorou...

Corretoras

Corretoras sempre são melhores do que os bancos para se investir, além de oferecem mais ferramentas e produtos de investimentos. Ao comparar com os bancos elas possuem taxas extremamente mais competitivas. Elas se diferenciam por cobrar preços diferentes por categorias de produtos, por isso o ideal é ver aonde se pretende investir e, se favorável, dividir seu dinheiro em mais de uma corretora. Busque uma de confiança, com bom atendimento e que raramente sofra falhas.

Educação

Vergonhosamente apenas 3% do gasto dos brasileiros é com educação e aposto que esses 3% são bem mal gastos minha maior dica é: seja um autodidata. Educação é a Internet. Tem inúmeros cursos gratuitos onlines de alta qualidade. Você pode baixar livros, ver vídeos de caráter educativo no YouTube, e sempre que consertar problemas que surgem aprendendo como se faz na internet. Não estou exagerando, virtualmente tudo o que aprendi foi pela internet. Aprendi a fazer laços e nós de marinheiro, cozinhar, treinar, ler/escrever/falar em inglês/espanhol/francês, me vestir, investir, economizar, meditar...
Conhecimento é o que mais vale, use a internet a seu favor, seja orgulhoso, sovina e autodidata. É a combinação perfeita. Informe-se sobre programas de incentivo em sua empresa, talvez ela pague cursos de pós-graduação ou de mestrado para seus funcionários, caso contrário não faça, opte sempre por aprender sozinho.

Energia e Eletricidade

Substituímos todas as lampadas por LED. Elas fornecem 3 vezes mais potencia para cada watt usado, consequentemente, se usa menos lâmpadas ou menos watts para a mesma luminosidade. Se morar em casa, considere instalar um aquecedor solar para os chuveiros. Seu humilde escritor não liga muito para isso, já que tem o bom costume de tomar banhos gelados.

Internet

Aumente seus gastos com internet, contrate um plano de pelo menos 50mb. Aqui não tem miséria. Sem internet, sem vida.

Lazer

Como todo bom burguês, você deve ligar lazer à cultura. Visitar museus, shows, teatros, parques e outros eventos públicos são o melhor jeito de economizar enquanto se enriquece culturalmente. Além do mais, estes lugares são ótimos para fazer contatos. Qual tipo de pessoa vocês acham que frequentam estes ambientes?Um dos segredos de ser burguês, e eu não digo isso para todo mundo, é aproveitar seu lazer e hobby para ganhar dinheiro, eu adoraria falar sobre esse assunto, mas estou estou atrasado para devolver algumas fitas de vídeo.

Telefonia

Não há porque ter um telefone fixo. Cancele e invista centenas de reais extras ao ano.

Transporte

Considere vender seu carro e andar apenas a pé, de bicicleta, Uber/táxi, carro alugado (quando necessário) ou transporte público. Nenhuma opção deve ser descartada. Transporte corresponde a 19.6% dos gastos dos brasileiros, se conseguir reduzi-los estará competitivamente muito melhor do que eles. Coloque os gastos no papel (não esqueça de incluir IPVA, seguro, gastos mensais de gasolina, manutenções básicas, licenciamento e DPVAT). Considere também comprar uma moto.
Por último, mas não menos importante, considere não fazer seguro, principalmente se tiver uma moto, não raro o seguro costuma corresponder a mais de 25% do valor dela.
Saúde
Eu nunca fico doente. Treine, se alimente e descanse bem e você também não ficará. Bons hábitos lhe farão economizar com gastos médicos (que são em média, perto de 7.2% dos gastos).

T.V. à cabo

Corte a TV à cabo e substitua ela por outro hábito melhor, como ler, ou contrate um serviço de stream como Netflix.

Vestuário


Jamais compre roupas de baixa qualidade ou descartáveis. Considere-as como um investimento e esteja preparado para desembolsar altas quantias.
"Ter algo que lhe cabe corretamente, automaticamente muda a forma que ele se comporta. Como um dos homens mais poderosos do mundo ele não pode parecer desleixado. Um grande alfaiate é inestimável. Tudo é pensado nos mínimos detalhes, desde os colarinhos dos paletós que diminuem na parte de trás até a escolha das lapelas e do colarinho da camisa, que valoriza e equilibra a linha do seu maxilar." - Johanna Argan, figurinista de House of Cards
Se vestir bem gera uma das melhores sensações já presenciadas neste mundo. Eu costumava viver e me vestir como um aportador, ainda hoje vou para a academia como um pedreiro, mas na hora certa eu sempre tenho o traje perfeito para viver o momento.

A esta altura  entenderam como se faz para cortar gastos e a importância disso. Esteja sempre cortando gastos desnecessários e investindo ao máximo e mais cedo do que imagina estará vivendo como um burguês.

O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!!

Comentários

  1. B.I.
    Obrigado por colocar aquela foto ao lado kkkk
    e valeu pelas dicas. Vo revê o orçamento em csa tb kkk
    tmj

    ResponderExcluir
  2. Belas dicas.
    Em casa cortei tudo menos net.
    Isso da culpa de gastar é bim depois vc acostuma ainda vai ter a fase de mão de vaca da familia, ser organizado e guarda dinhero tem outro nome p wuem n tem educação financeira.

    ResponderExcluir
  3. Belas dicas.
    Em casa cortei tudo menos net.
    Isso da culpa de gastar é bim depois vc acostuma ainda vai ter a fase de mão de vaca da familia, ser organizado e guarda dinhero tem outro nome p wuem n tem educação financeira.

    ResponderExcluir
  4. fiz a i-conta antes pagava 48 uso tbm socopa para FII e itau mesmo para acoes por causa da margem, compra coisas na olx e vendo tbm , so compro em atacados, reduzi a net e assinei netflix uso o video game para assistir jogar fazer um monte de coisa otimo post

    ResponderExcluir
  5. Excelente.

    Acho que não precisa se punir tanto, saindo um, dois dias, mas eu faço assim: Se eu saio um dia e gasto mais dinheiro, no outro eu fico em casa.

    Hoje não tenho um valor do final de semana, como antes eu tinha R$ 100,00, R$ 150,00, mas você economiza naturalmente, por crescer sendo poupador.

    Ps.: A foto foi o maior destaque do post, tive que olhar muito rapidamente por estar no trabalho, mas precisarei fazer uma revisão completa desta parte importante do post kkk.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa burguês. Gostei das dicas. Vou tentar fazer o hamburguer em casa. Também me amarro em hamburguer. Dá uma olhada no meu blog, se der por favor me adicione no blogroll, vou te add também.
    []'s

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu estilo de alimentação burguês. Mas achei a bota bem cara (praticamente mil reais no brasil, isso sem impostos). Neste caso compensa mais comprar uma bota de 100 reais todo ano. A receita de hambúrguer foi show, mas achei muito complicado, melhor ir na hamburgueria e pronto. A maionese foi interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Arrumar Ombros Protusos?