Vale a Pena Treinar Boxe?

“Boxing is the toughest and loneliest sport in the world.” – Frank Bruno
Treinar boxe me trouxe um enorme arrependimento que carrego até hoje. O arrependimento de não ter começado antes. Se tivesse treinado desde criança certamente seria outro homem. Ao contrário do que devem estar imaginando, não seria mais briguento, nem mais folgado, mas definitivamente seria mais auto confiante.

Lembro-me da primeira luvinha que eu tirei com os colegas do treino. O primeiro soco que levei me deixou assustado, minha guarda já baixou, eu me senti indefeso, fiquei sem reação e passei a tomar muitos golpes. Ninguém parou a luta e eu fiquei lá apanhando até o round completar 3 minutos. Não sei se fui mais afetado fisicamente ou mentalmente. Meu ego estava em estilhaços. Porque ninguém parou? Porque ninguém me ajudou? Aquilo doía de tantas formas. No dia seguinte ninguém achou que eu voltaria a pisar naquele lugar, mas lá estava eu. Pronto para a próxima aula.

Todos os dias, assim que voltava pra casa, a primeira coisa que eu fazia era abrir os cursos de boxe que havia baixado do Pirate Bay e consultar canais de boxe do Youtube, buscando reavaliar minhas decisões. Na lutas que vieram deu pra ver o progresso. Não foi da noite para o dia, mas cada soco que eu levei foram essenciais pra que eu perdesse o medo, aprendesse a me desviar e fechasse a guarda. Treinei intensamente por meses a fio, com apenas um dia de "descanso" na semana (que eu aproveitava pra fazer algum esporte moderado como pular cordas, caminhar com o meu melhor amigo ou andar de bicicleta). Eu não pratiquei todos os esportes do mundo, mas na minha experiencia até o momento, concordo com o Frank Bruno, não vejo um esporte mais duro ou solitário do que o boxe, e isso é essencial para o desenvolvimento de todo o homem.

Os benefícios ainda vão longe: fortalece o core, melhora a cardiovascularização, aumenta seus ombros, melhora e corrige a postura, queima gordura, te deixa com reflexos rápidos e te ensina a se defender - de verdade.

Como você utiliza luvas no treino, ela absorve bastante o impacto dos socos, ou seja, o seu esforço dificilmente vai danificar suas articulações e com o tempo elas vão se fortalecendo justamente por isso. Não era raro eu ter dores no ombro e ter que fortalecer o manguito durante meus treinos de hipertrofia na academia. Não mais. Joelhos também melhoraram com os aquecimentos e exercícios isométricos clássicos da luta.

O maior problema que eu vejo nesse esporte, está na instrução. Dei sorte de ter um bom professor de BOXE. Nada daqueles picaretas que dão Muay Thai e vem falar que é a mesma coisa. Agora para você, caro leito, que gostaria de saber um pouco mais. Indico o Title Boxing Instructional Videos do Pirate Bay, um dos professores é o Freddie Roach, treinador do Manny Pacquiao, Mike Tyson, Miguel Cotto, entre outros grandes nomes. Outra boa fonte que me ensinou bastante foi o canal Expert Boxing. Infelizmente os conteúdos são apenas em inglês, se quiser ajuda pra baixar o conteúdo do Pirate Bay de uma olhada aqui.

Treinar boxe, vale muito a pena. É um esporte individual onde você é responsável por suas falhas e por seus acertos. É um esporte duro, que demandará energia, foco, inteligência emocional e estratégia. Você precisará treinar e lutar com inteligência. Se você dedicar seu tempo a ele, definitivamente receberá bons dividendos. Finalizo com um épico vídeo de luta entre duas lendas: Sugar Ray Leonard vs Thomas Hearns.


O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!
edit: 
Caros leitores, peço minhas mais sinceras desculpas por ter removido o link do Pirate Bay para as aulas instrutivas que mencionei, isso foi necessário por não estar em acordo com as políticas do Blogger, mas vocês podem procurar que encontrarão lá facilmente.

Comentários

  1. Dar uns sopapos em sujeitos que eu nem conheço pra ganhar auto-confiança sob o risco de levar pancadas na cabeça que podem prejudicar minha saúde no futuro(consequentemente afetando a IF)?? I'm out!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caras que ficam fuzilados assim são os profissionais, que levam marretada na cabeça 24/7, não os amadores que treinam 2~3 vezes na semana. Larga de viadagem.

      Excluir
  2. Olá Burguês!

    Concordo com você! Tive a sorte de ter tido um excelente professor. Ele só não dava muitas lutas para nós, o foco dele era mais com a técnica e tal.

    Sinto falta do boxe, gostei de ter praticado

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que legal. Eu faço academia e tem um tempo que quero começar a lutar. Só fico na dúvida qual modalidade. Também tenho receio de perder "body" ao largar um pouco a academia para lutar.

    ResponderExcluir
  4. Boxe deve ser ótimo para estimular a autoconfiança e o preparo físico... Nesses aspectos, guarda semelhanças com o tênis. Na dúvida, eu fico com o segundo, pegaria mal aparecer com o olho roxo nas reuniões no escritório eheheh

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Nunca imaginei fazendo boxe, mas gosto de assistir, como não podia de ser vi a Luta do Floyd rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosta de lutar com crianças seu pedofilo fdp. Ja vimos seu processo no jusbrasil.

      Voce tem que morrer

      Excluir
  6. MALUF GOVERNADOR 2018!02 setembro, 2017 19:14

    Vamos colocar a ROTA pra treinar boxe na cara de marginais e maconheiros por todo o Estado!

    ResponderExcluir
  7. O boxe assim como as artes marciais são bons esportes, todo o treino e exercícios é muito produtivo.

    O que é chato é essa expectativa de que voce tem que entrar em lutas reais..

    Algo que vejo sem necessidade nenhuma, eu particularmente tenho amor ao meu nariz e nao vejo sentido ter que lutar de verdade, será que nao posso apenas treinar fazer os exercícios sem necessidade de me arriscar numa luta real.

    Meu único objetivo é treinar e preferiria deixar pra usar contra um oponente numa necessidade real de sobrevivência.

    Nao é covardia como alguns podem pensar ja treinei uma arte marcial e levei chutes que me derrubaram assim como tive que fazer o mesmo.

    Eu apenas nao vejo sentido em lutar sem esta numa necessidade real se machucar e machucar a outros sem razão quando tudo que queria era fazer os movimentos e treino.

    ResponderExcluir
  8. Treino Muay Thai a 6 anos e meu único arrependimento é não ter começado a treinar antes.
    É incrível como meu corpo mudou nesse período.
    Onde eu treino o treino é pesado. Tem uns caras que treinam pra competir.
    Minha canela é dura como uma pedra e meu abdômen é tão forte que consigo absorver golpes duros.

    ResponderExcluir
  9. Treino muay thai a mais de um ano e boxe a dois meses, realmente, se soubesse teria começado antes. Minha evolução como pessoa depois de começar a praticar estas artes foi gigante. Irei consultar o material que você sugeriu, obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Arrumar Ombros Protusos?

Ingratidão Humana