Vale a Pena Montar um Home Gym?


Depois de tantos anos treinando, sinto que fazer academia já é algo que faz parte de mim e enquanto estiver apto, isso não vai mudar. Treino no mínimo quatro vezes por semana, mas não é raro treinar seis. Isso significa que boa parte do meu tempo em vida passarei dentro de uma academia. Recentemente comecei a me perguntar: será que vale a pena montar um home gym?

A pergunta inclui muitas variáveis como os preços das mensalidades das academias locais, a frequência com a qual eu utilizaria os equipamentos, quem mais de casa treinaria comigo, quanto eu gastaria com a manutenção anual, entre outras questões. Contudo, embora responder isso seja importante, alguns pontos chave me dizem que mesmo que aparentemente não seja bom financeiramente eu ainda assim deveria montar uma. Ter uma academia aberta 24/7, não ter que se preocupar com fazer social, escolher as músicas, treinar com qualquer roupa, não ter que se locomover e ter privacidade absoluta são vantagens que eu valorizo muito.

Quando falo em ter um home gym, estou falando apenas de um espaço legal para treinar dentro de casa, nada fora disso. O ideal seria ir comprando as coisas de pouco em pouco, conforme fosse sentindo necessidade, começando pelo básico até chegar à equipamentos high tech. Você faz o investimento inicial, que seria algo perto de 2 anos da mensalidade da sua academia local, e começa a comprar o básico do básico: uma barra fixa, uma corda, barra paralelas, banco, halteres, barras, anilhas, elásticos, caixa de som decente, prancha para abdominal, apoio pra flexão, medicine ball, espelhos grandes, roda de abdominal, hand grippers, rack de agachamento, saco de pancadas, speed bag, teto solo, uma variedade de anilhas e por aí vai... Como artigos esportivos costumam não ser baratos e nem tão fáceis de achar, a sugestão é que você vá comprando tudo separado quando tiver a oportunidade, poucos itens por vez. Para manter sempre seu espaço melhorando, separe todos os meses o valor de uma mensalidade de academia local e vá acumulando o montante para fazer alterações na sua academia. Compre coisas de qualidade, normalmente os equipamentos de academia necessitam de pouca manutenção.

Eventualmente você vai acabar formando seu modesto santuário, um lugar onde poderá treinar arduamente em paz. Os altos custos vão ser diluídos no longo prazo e você terá à sua disposição uma verdadeira oficina para moldar seu corpo. Se você pretende fazer academia por muitos anos e gosta da ideia de treinar em casa, home gym é uma ideia que definitivamente merece receber atenção. Não vejo a hora de montar a minha.

O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!

Comentários

  1. essa liberdade no meu caso acaba virando preguiça. prefiro pagar (no meu caso pela smart fit) e a academia também abre aos domingos.
    então são 7 dias por semana, muito mais do que preciso.
    abç!

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena sim. Além disso você resolve tudo com uma barra pra se puxar e dois alteres.

    ResponderExcluir
  3. Já pensei muito nisso, mas é tão caro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece treinando com o peso do corpo. Depois construa seus pesos e aparelhos. Mais tarde vá comprando o que precisar aos poucos.

      Excluir
    2. Essa de treinar com o peso do corpo é bem legal. Também penso em fazer algo do tipo, preciso ver como adaptar essa ideia em um apartamento

      Excluir
    3. Você só precisa dos exercícios que cabem em uma mão: flexões, puxada em barra, abdominais, agachamento e burpees.

      Faça variações desses exercícios e monte treinos com cirquitos desses exercícios. Dá pra treinar um lutador amador com isso.

      Excluir
  4. Não acho que valha a pena. Com uma mensalidade barata na smartfit, por ex, vc tem acesso a ótima variedade e qualidade de equipamentos.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelo post. Também penso como você e quando puder vou montar a minha academia em casa também.

    A questão do social varia de pessoa para pessoa, mas eu particularmente não gosto de ficar interagindo. E não gosto de revezar aparelhos e ter que ficar limpando o suor dos outros antes de usar. Sem falar que as academias costumam ter uma seleção de músicas fixa que enjoa com o tempo e eu não gosto de usar fone de ouvido para malhar. Tem aqueles dias muito frios ou em que esta chovendo forte e ai dependendo da distância da sua casa para academia, bate uma preguiça monstra de ir lá. E também tem a questão que você mesmo mencionou que pode malhar com qualquer roupa. Acho um saco ter de malhar de camisa sendo que tem dias que o calor esta infernal.

    Apesar de ser caro é como você falou, se for montando aos poucos a gente chega lá.

    ResponderExcluir
  6. Se você for extremamente disciplinado e já esteja com hábito de exercitar-se bem arraigado, TALVEZ venha valer a pena. Mas tome cuidado: O que hoje é um prazer pra você e você lida com facilidade, pelo fato de não precisar se descolar etc, pode gerar preguiça ou procastinação. Isso sem falar nos custos que você vai ter e mesmo assim com uma variedade pequena de equipamentos.

    ResponderExcluir
  7. Acho válido montar uma home gym msm. O fator tempo (no descolamento) me fez parar de ir pra academia e tentar fazer em casa. Mas não consegui levar como antes por dois motivos, pouco espaço e preguiça. Então quem.for fazer a academia em casa tem q cuidar desses dois aspectos para dar certo. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que deveria montar a home gym. Se gosta tanto de malhar e malha tantas vezes assim por semana, vai ganhar bastante tempo de deslocamento, não precisa esperar ninguém usar os equipamentos, não vai ter que ficar limpando suor dos outros, não vai ter música alta e ruim tocando. E ainda pode incentivar a seus familiares a malharem com você e terem uma vida mais saudável.

    O único contra é se este for o único momento em que você se socializa com outras pessoas. Se costuma ir à academia para bater-papo, vai sentir falta.

    No meu caso, mudar-me para um condomínio que tem academia me resgatou para o mundo da malhação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Pra mim vale a pena.
    Faz 4 anos que treino em casa, gastei certa de R$1,500 pra montar tudo e se estivesse numa academia só de mensalidade ja teria gasto uns R$3,000 fora que o equipamento agora é meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você pode vender o patrimonio, afinal o aço é eterno. Diferente do que se pensa por ai, alguns equipamentos de musculação são bastante líquidos e fáceis de vender, portanto você treinou por ainda menos do que contabilizou.

      Excluir
  10. Para mim não rola,

    Gosto de estar em contato com outras pessoas, o equipamento acabaria acumulando poeira/virando cabide/sucata. Abraço do DM!

    ResponderExcluir
  11. Quando comecei a treinar algo dentro de mim me fazia sentir mal na academia.

    Era uma pressão psicológica intensa pra não ir pra não ser intimidado pelas pessoas de lá.

    Mas eu forçava essa timidez pensando você nunca será alfa se não encarar esse pessoal.

    Hoje vou de boas e encaro todo mundo lá até os fortoes metidos.. então pra mim ir a academia é um exercício de extroversão também de vencer a timidez e a intimidação social.

    A única desvantagem é caras que querem revezar equipamento mas sempre vou em horários pouco movimentados..

    Ter uma em casa seria legal tbm ja que tenho halteres mas voce perde um pouco a fluidez social.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roger da Cidadezinha

Os 10 Mandamentos Dos Burgueses Altamente Eficazes

Mayfair Park Residences