Seja Líquido

“Esvazie sua mente de modelos, formas, seja amorfo como a água. Você coloca a água em um copo, ela se torna o copo. Você coloca a água em uma garrafa, ela se torna a garrafa. Você coloca ela em uma chaleira, ela se torna a chaleira. A água pode fluir, a água pode destruir. Seja água meu amigo.” - Bruce Lee
Há alguns anos atrás eu li a brilhante obra prima do Bauman, Modernidade Líquida. Livro incrível. Ele fala sobre a liquidez de tudo hoje em dia. Relacionamentos, posses, eventos, instituições. Nada é feito pra durar. Tudo é temporário nesse período de transição "eterna". Eu não gosto disso, mas é o mundo onde vivemos e temos que nos adaptar. Tudo é volátil, incerto e inseguro. Instituições bases da nossa sociedade como a família e a religião são atacadas por todos os lados e aos poucos estão sendo dizimadas na nova sociedade que visa o individualismo e o aumento do consumismo acima de tudo. Se você gosta desse assunto, sugiro fortemente que leia o livro e vai ter muitos insights sobre a nossa sociedade.

Para o gado, não há para onde fugir, ele já está caminhando em direção ao abatedouro. Para os burgueses, talvez ainda exista uma saída: tornar-se mais líquido do que a própria sociedade em que vivemos. O melhor jeito de se tornar líquido é buscar esta característica nos quatro segmentos de aprimoramento: financeiro, social, físico e intelectual.

Financeiro

A liquidez financeira é positiva tanto no estilo de vida burguês quanto nos negócios em si. O mercado financeiro valoriza esta qualidade. O dinheiro é considerado o padrão de liquidez por ser o que pode se transformar mais rapidamente em outros ativos, ele é aceito a qualquer hora, em virtualmente qualquer lugar, sempre tenha o suficiente para viver por seis meses. Depois disso vem ações de alta liquidez (cujo volume negociado diariamente seja igual ou superior a 1%). Depois vem os ativos negociados com menor liquidez, ativos de renda fixa que podem ser resgatados quando os mercados estão abertos, entre outros até chegar em posses cuja baixa liquidez podem te prender por meses ou fazer você aceitar perdas para obter o dinheiro. Esse é um dos principais motivos para preferir investir em FII ao invés de imóveis. Tenha cautela com este fator quando montar sua carteira de investimentos.

Social

Ser líquido socialmente é ser diplomático. Não há sentido em mostrar suas opiniões fortes. É importante também ser capaz de andar e lidar em todos os ambientes sociais, desde favelados funkeiros, até CEO's e políticos "importantes". Aprender outras línguas conta pontos também. Não se exponha muito nas redes sociais, quem visitar seu perfil vai acabar criando uma imagem de você e não queremos isso, pois dificulta na hora de se adaptar às opiniões de cada grupo. Seja desapegado mas crie uma rede de contatos diversificados por classe, aptidão e região, mantenha-os como próximos sempre ligando em seus aniversários e os convidando para programas quando estiver na área.

Físico

Este é um dos pontos que mais venho abordando aqui no blog, é necessário ser apto pra tudo, ter um corpo flexível e forte para as mais diversas tarefas, ter capacidade para se defender ou fôlego para correr por quarteirões. Faça academia para fortalecer e manter seus músculos e sua capacidade aeróbica. Siga uma dieta restrita que evite os alimentos negativos dos quais somos expostos diariamente e supra suas necessidades de macro e micro nutrientes. Ser líquido nesse ponto, também significa ser capaz de treinar e se manter bem mesmo sem a opção de frequentar academias, por isso é bom que você tenha um leque de exercícios dos quais pode executar virtualmente em qualquer lugar, sem pesos ou aparelhos específicos.

Intelecto

Seja versado nos mais diversos assuntos, o jeito mais fácil para conseguir isso é ser curioso e ir atrás de conhecimento. Use a internet, faça as perguntas certas. Leia os livros dos melhores profissionais de cada área para compreender como eles encaram tais assuntos.

Como devem ter percebido ser líquido é uma importante virtude que todo burguês deve buscar para obter prosperidade de forma fluída e se adaptar mais facilmente à transição eterna do mundo moderno. Eu adoraria falar mais sobre esse assunto, mas tenho que devolver algumas fitas de vídeo.

O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!

Comentários

  1. Boas dicas, dessas acho que tenho mais dificuldade no físico. O sedentarismo vira um monstro que vai te consumindo. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vivi pra ver um blogueiro da Finansfera citando Bauman. Logo ele, tão aclamado por professores de sociologia das faculdades públicas e privadas, por suas ideias marxistas.

    Parabéns. Está é a prova que você está "liquido" no campo do intelecto e nos fornece acesso a esse tipo de conteúdo que com certeza não teria acesso dado o meu pré-conceito com filosofos da mesma "corrente" do Bauman (que por sinal, tem verdadeiras obra-primas publicadas).

    Abs,

    ALEMdoMAR

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, excelente post! Me alinho muito com seu estilo de vida e de escrita, Burguês! Ganhou um fã há tempos rs.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Burgues.

    Suas dicas sao fodas.

    Concordo 100%.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  5. Caro Burguês, vc acha que já não está na hora do Dr. Paulo Maluf voltar a governar São Paulo?

    Pense bem: ano que vem Alckmin não pode mais ser reeleito e vai tentar a presidência. Pra variar, o PSDBosta já cogita o Serra de novo (sempre ele pra tapar buraco), ou até mesmo o nosso vergonhoso ministro das relações exteriores, o tal do Aloysio Nunes, cujos maiores feitos na vida foi ter sido parte do bando de guerrilha urbana comunista do Marighella (ele era o motorista desse lixo que está no inferno), além de assinar uma Lei recentemente que abriu as portas do país pra qualquer tipo de lixo terrorista, coisa que ele já é bem habituado.

    Riscado o PSDB, temos o PMDB que pela 3ª vez seguida virá com Paulo Skaf, aquele safado presidente da FIESP que defende feito louco a volta do imposto sindical que tanto lutamos pra acabar, e com uma alíquota ainda maior!!! Canalha.

    O PT nem precisamos falar, não ganharão jamais o Palácio dos Bandeirantes, e já tomaram uma surra nas prefeituras paulistas ano passado.

    Com esse cenário, e com o trio lixo PSDB-PMDB-PT fora de combate, sobra quem?

    Sim, ele, o grande tocador de obras, o homem que redescobriu SÃO PAULO, não conseguimos andar 1km pelo Estado e principalmente pela Capital sem pisar ou esbarrar numa obra do Dr. Paulo.

    Já passou da hora...Chega de continuar criando o PCC dentro do Estado, fora Alckmin e PSDB frouxo, bundões de merda.

    É ROTA NA RUA E BANDIDO NO CAIXÃO.

    MALUF JÁ! VOTE 11!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário muito lúcido caro leitor.
      Sem dúvidas Maluf seria uma excelente escolha, nada melhor do que um homem com espirito burguês capaz de colocar os devidos trabalhadores em seu payroll para fazer as coisas andarem neste país.
      Se ele concorrer, o meu voto é 11.
      Avante São Paulo.
      Bons ganhos e um grande abraçoo ao Dr Paulo.

      Excluir
  6. Excelente, como de costume.

    Belas colocações sobre a transitoriedade, Burguês. Acredito que o conceito de antifragilidade, de Nassim Taleb, combina bem com o que você propôs neste post.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Burguês, como é a sua rotina de exercícios diários?

    Eu acredito em cuidar de mim mesmo e uma dieta balanceada e rotina rigorosa de exercícios. Pela manhã se meu rosto estiver meio inchado eu coloco uma compressa de gelo enquanto faço abdominais. Estou conseguindo fazer 1000 agora.

    Patrick.

    ResponderExcluir
  8. Valeu pelo Post Burguês.
    Tenho dado uma olhada nas diversas questões afetas à modernidade líquida, porque ela afeta todo o nosso sistema de valores, algo que eu tenho bastante definido.

    A dica "Não há sentido em mostrar suas opiniões fortes" preciso aplicar todos os dias cara.

    Abc

    ResponderExcluir
  9. Burguês, aproveita a oportunidade e linka o post "O treino do prisioneiro" no tópico físico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Arrumar Ombros Protusos?

Roger da Cidadezinha