Como Fazer Bons Contatos e Conquistar Influência e Poder


Lembro me que no dia em que coloquei minhas mãos no livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas do Dale Carnegie eu soube imediatamente que havia adquirido uma verdadeira peça mestre.

Todos os meus fracassos sociais vivenciados previamente tornaram se base para um futuro próspero. Conforme fui lendo o, percebi, com clareza, que talvez Deus dê sim asa para escorpiões e eu tinha sobre minhas mãos uma enorme oportunidade.

Eu sugiro fortemente que todos os leitores leiam este livro. Sem exceções. Ele mudou minha vida. Por outro lado, este livro é um best seller, milhões de pessoas no mundo todo já compraram e leram, mas nem todos foram capazes de ter sucesso. O principal motivo é que a grande maioria das pessoas não é capaz de ler, assimilar e aplicar o aprendizado. Por isso, a leitura torna-se inútil, tal como a compra do livro. Se não há resultado, não há um propósito.
"O grande objetivo da educação não é o saber, mas a ação." - Herbert Spencer
Em suma, para se ter sucesso social absoluto e imperar como um burguês você deve compreender que o próximo não passa de uma pessoa egocêntrica, que tem orgulho do som de seu nome, de seus gostos e de sua história. Para lidar com este fato, você deve seguir algumas regras, e constantemente ir aprimorando-se. É difícil. Para todos. É uma espécie de treino.

Dando continuidade ao parágrafo acima, acho legal falar sobre o meu maior erro. Eu era "o próximo", extremamente movido pelo egocentrismo, que não me permitia enxergar meus erros. Na minha opinião, se as pessoas me dessem chance para falar, se elas me vissem, se elas soubessem das minhas histórias, das minhas opiniões fortes ou dos meus gostos, elas então passariam a gostar de mim. Caso isso não acontecesse, elas jamais me conheceriam, nem teriam qualquer afinidade por mim. Grande erro. As pessoas gostam delas mesmas, desde que aprendi isso passei a me dar melhor em todos os grupos sociais e um número muito maior de pessoas gosta de mim. Estas, definitivamente não sabem quase nada sobre mim, mal imaginam que por trás daquela mente que faz elogios estratégicos espontâneos encontra-se o infame Burguês Inglório. Poucos sabem quem sou, mas me adoram, me defendem e se colocam à minha disposição, apenas por gostarem de mim (um mero reflexo do alter ego deles).

Para ter sucesso nessa área você precisará alterar sua mentalidade para uma visão gamificada da vida, onde cada atitude correta lhe concederá pontos (podemos chamá-los de influence points), e cada vacilo fará com que você os perca.

Para facilitar a evolução dos leitores do blog, criei uma planilha (que será disponibilizada depois dos posts sobre socialização) onde, depois de cada evento que você for, deverá se auto avaliar. Seja sincero consigo mesmo. Quando identificar seus erros, repasse as situações em sua mente e encontre modos de agir da maneira certa. O próprio livro lhe dará as diretrizes. Com o tempo suas atitudes irão se refinar até que você atinja a perfeição e se torne um respeitável diplomata idolatrado por todos. Os favores que você pedir parecerão ordens e suas preferências serão louvadas. Quando emitir sua opinião, ela será ouvida e acatada. Quando chegar em algum lugar será bem recebido e apresentado com indicações dignas para os novos contatos. É desse modo que um burguês de sucesso deve se socializar, no estado da arte.

Eu adoraria discorrer completamente sobre todos os tópicos do livro nesta postagem, mas estou atrasado para devolver algumas fitas de vídeo.

O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!

Comentários

  1. Lembrou-me esse video do velho Olavo: https://www.youtube.com/watch?v=4fOKXxA8Qng

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Olavo é sempre muito sábio. E bom com as palavras. Temos muito a aprender com ele.

      Excluir
  2. "Fitas de vídeo?"....kkkkk

    Burguês,

    Muito bom o texto.

    Alguns meses atrás estava num churrasco discutindo política quando um amigo comentou que eu era chato. Vc não faz ideia como aquele comentário mexeu comigo. Mas ao invés de ficar de mimimi resolvi procurar na internet e youtube o que seria uma pessoa legal. Por que realmente não tem coisa pior do que conversar com uma pessoa chata. Nas minhas buscas sobre como ser uma pessoa mais agradável, quase todos os sites comentavam desse livro do Dale Carnegie. Fui lendo vários sites e descobri como sou uma pessoa egocêntrica. Meu Deus, quando caiu a ficha pensei:” Coitada da minha esposa e filhos”.

    Desde então estou me esforçando para melhorar, mas confesso que não é fácil, pq são muiiiito anos querendo falar de vc mesmo e de repente tem que mudar tudo isso, é complicado. Nos primeiros dias vc até consegue, mas quando se dá conta, já está com seus palpites chatos, querendo ser o dono da verdade etc....

    Quando alguém vem falar comigo sobre finanças então....rssss. Quero dar meus pitacos, mas o máximo que faço é sugerir o blog de vcs. Pessoa que quer ser dona da verdade é insuportável.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo relato meu caro. Pessoas como você são raras, dificilmente o tipo de comentário que o cara fez levam as pessoas a pesquisarem e melhorarem. Parabéns pela boa escolha. No mais, é sempre importante continuar se esforçando e otimizando seu modo de lidar com os outros.

      Grande abraçoo!

      Excluir
    2. Estou me vendo como esse cara chato, o sabidão , o pior que já o livro e não absorvi nada pelo jeito .
      Tá um ponto que preciso trabalhar com urgência.

      Excluir
  3. Excelente livro Como influenciar pessoas e fazer amigos, eu já li. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Bom texto,

    Warren Buffet se auto avalia alegando que esse livro o ajudou muito, porém tem um grande detalhe. Além de Buffet ter lido o livro, ele fez cursos com próprio Dale Carnegie.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro e o curso são bem parecidos. Alias, o livro nasceu dos folhetos das aulas. Dale Carnegie foi colhendo as experiencias e colocou no livro em baixo de cada tópico para exemplificar. Ele é um autor muito inteligente, aproveitou também a experiencia dos alunos e usou como uma forma de pesquisa para melhorar ainda mais seu conteúdo. Um verdadeiro ex cathedra da socialização.

      Excluir
  5. Excelente post. É esse tipo de conteúdo que faz com que a pessoa busque sempre evoluir. Obrigado burguês por compartilhar o seu conhecimento conosco. Só tenho um pedido a fazer, se possível, poste com mais freqüência. Abraço.

    Boxeador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu caro,
      me esforçarei pra isso.

      Grande abraçoo Boxeador

      Excluir
  6. òtima dica !!! fiz uma auto avaliação e me considero um rabugento !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roger da Cidadezinha

Os 10 Mandamentos Dos Burgueses Altamente Eficazes

Ingratidão Humana