Hair Today, Gone Tomorrow!



Cabelo é um fator muito crucial na aparência de um burguês. Cada pessoa tem uma preferência que encaixa-se melhor nela, por isso não vou abordar sobre o estilo, falarei apenas sobre como manter ou recuperar o seu.

Hoje eu tenho menos de 25 anos de idade e de um semestre pra cá comecei a perder muito cabelo. As entradas que eu tenho passaram a aumentar nesse período. Admiro aqueles que são capazes de enxergar isso como algo natural e apenas deixar que a vida siga seu curso, porém eu não assim e vou lutar contra a minha queda de cabelo até os últimos dias da minha vida.

Pesquisei sobre meu caso, fui à melhor dermatologista que me indicaram e fiz exames de sangue. Aparentemente isso é causado porque o meu tipo genético tem sensibilidade a um subproduto da testosterona, que se converte em DI-hidrotestosterona (DHT) por muitos motivos. Isso gera oleosidade, fechando os folículos e fazendo o cabelo sumir pouco a pouco. Isso chama-se alopécia androgenética. Para cortar este triste ciclo existem alguns métodos:

Cetoconazol

É um shampoo comercializado em farmácia, usado para tratar infecções fúngicas no couro cabeludo. Não da alergia, reduz a oleosidade, elimina a caspa e é antifúngico/bactericida. Díficil dizer como funciona. Alguns cientistas levantam a hipótese de que ele reduz inflamações, e por consequência, desobstrui os folículos. Outros acham que funciona como um agente bloqueador da DHT e um terceiro grupo acredita que o efeito anti-sebo reduz a gordura que se junta ao redor dos folículos capilares, permitindo um fluxo sanguíneo maior e uma melhor absorção dos nutrientes. Use dia sim dia não, mesmo que não tenha problema com quedas. Esse shampoo é bom demais, mas para que ele tenha o efeito desejado é preciso deixar agindo no couro cabeludo por alguns poucos minutos.

Finasterida

É um remédio que bloqueia a conversão da testosterona em DHT, isso acaba totalmente com a queda de cabelo, no entanto tem pode causar um efeito indesejado. Ela diminui a libido sexual para quem toma por longos períodos(mais de 3 anos) e a produção de espermatozoides diminui bastante também se a pessoa tomar muito tempo. O engraçado é que a testosterona aumenta, e isso ajuda inclusive a ganhar músculos e diminui as chances de câncer na próstata. Na minha opinião é um remédio muito abençoado. Além de trazer o cabelo de volta ainda reduz a libido. Idealmente, não deve tomar mais que 1mg/dia. Eu não considero esta a melhor opção, na verdade sou contra tomar remédios de uso contínuo e acho que ele mascara as reais causas da queda de cabelo podendo ser inflamação, poros obstruídos, excesso de toxinas, diabetes, etc...

Minoxidil

É uma loção que estimula o crescimento de pelos de modo geral. Ele ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena. Ele age estimulando a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área, ao aumentar a passagem de sangue no local, aumenta também a passagem de nutrientes.

Sol

O sol é muito importante para a saúde do cabelo, pele, olhos, etc. Como eu trabalho em escritório o dia todo e raramente tomo sol, isso fez com que houvesse uma enfraquecida na minha pele e cabelo. Tomar sol é fundamental para manter a saúde. Também passei a suplementar com Vitamina D³. Preferencialmente opte pelo sol "longo", que é o da manhã e o do final da tarde.

Suplevit Mulher

É um multivitamínico desenvolvido no exterior focado em melhorar cabelo pele e unha. Barato e eficiente, ele garante que não faltará nutrientes para o crescimento saudável dos fios. Para ser melhor só se tivesse colágeno.

Dermaroller/Microagulhamento

Um estudo feito com dermarollers mostrou grande eficácia no tratamento em conjunto com minoxidil. O procedimento necessita de um dermaroller de 1.5mm, que deve ser usado semanalmente no local onde quer estimular o crescimento. Ele deve ser passado nos sentidos longitudinais, verticais e diagonais. 5 vezes em cada um deles já basta. É importante que não se use o minoxidil por um período de 24h. A explicação é que o microagulhamento estimula a área, ajudando na absorção do minoxidil e, por consequência, no estímulo do crescimento capilar.

Não há problema algum em ficar careca. De fato, algumas pesquisas sugerem que ficar completamente careca tem muitas vantagens no modo como os outros o percebem, tal como é de fácil manutenção. Contudo, ter cabelo é um simbolo de jovialidade e beleza que pode ser preservado. Se você quer mantê-lo, use as ferramentas acima e em aproximadamente três meses começará a ver os resultados.


O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!

Comentários

  1. Cara,minha situação é igual a sua,tenho calvicíe tipo 1,vou optar pelo implante capilar enquanto tá no começo.

    ResponderExcluir
  2. Burguês, também compartilho da sua luta.
    Finasterida segundo a bula só dá diminuição da libido para 2% dos testados, que é muito bem a porcentagem dos caras que já teriam propensão a isso. Tomo a uns 9 anos e não sinto isso. Talvez porque foi aos poucos. Percebo que não sou mais tarado como era com 20 e poucos anos, mas não sei dizer se é pelo amadurecimento ou pela medicação. Legal isso de aumentar a testosterona, eu não sabia que ajuda a ganhar músculos. O lance da próstata eu sabia.

    Minoxidil não gostei, demora pra dar resultado, o cabelo cai, depois nasce grosso, e vc tem que ficar aplicando sempre. Nunca consegui aplicar 2x ao dia como diz a receita e sim somente 1x, e o cabelo ao redor fica muito seco e escroto, e também tenho ressecamento nos olhos (parece que a circulação sanguínea ao redor absorve, algo assim).

    Boa sorte na luta! KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A finas ela impede seu cabelo de cair. O minoxidil altera o crescimento do cabelo. Sempre comprei dessas marcas aí pois esta droga não possui genéricos no Brasil.
      Só o implante mesmo que resolve, pode começar a juntar grana e procurar um cirurgião bom. hehehe
      Bom fazer enquanto é novo que ninguém percebe.

      Excluir
  3. http://calvicieoforum.saude.ws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/vida-e-saude/noticia/2013/04/veja-quais-remedios-sao-eficazes-no-tratamento-da-queda-de-cabelo-4104649.html

      :) Não quero ser chato, mas é seguro sempre consultar um médico antes, ao menos para confirmar ou não, de um profissional, o que a galera posta nos fóruns. Nessa área tem sempre muita novidade, novos tratamentos, novos produtos... E os bons médicos sempre têm isso em primeira mão.

      Sobre a fina, na dúvida, dá pra complementar com maca peruana. Tem baratinha em cápsulas na UF. Em pó pra misturar é horrível!

      O problema do minoxidil é o preço. Brasil é soda... Dá pra manipular, mas não confio e precisaria de receita toda hora... Só importando...

      Excluir
  4. Eu já me decidi

    Quando as entradas surgirem mando raspar tudo de vez

    Meu problema maior já é ter cabelo branco precocemente com 25 anos já começou os primeiros fios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi eu comecei antes ... calvície tá tranquilo ainda .. mas os cabelos brancos com 20 anos .. já tinha vários ..tenho mais cabelos brancos que meu pai ... mas .tranquilo .. eu já casei ..então .. agora posso ficar gordo .. careca ..

      Excluir
  5. Olá BI,

    Eu tinha postado, agora que vi que meu celular deu biziu e não escreveu aqui.

    Eu usei um shampoo que recomendo para a caspa, chamado caspacil.

    Eu tinha que lavar todo dia para evitar caspa, depois deste remédio posso ficar até 3, 4 dias, apesar que lavo os cabelos todo dia mesmo por costume (e calor) da minha cidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC!
      Valeu pela dica!
      vou experimentar esse aí!

      Grande abraçoo

      Excluir
    2. Por nada, tambem li excelentes dicas do post, eu que agradeco.

      Uso o shampoo clear.

      O Caspacil eu uso quando comeco a ter caspa, 3 aplicacoes e ja fica otimo.

      Basta esperar 3 minutos com ele aplicado e enxaguar.

      Eu uso a noite, o cheiro nao e tao bom rsrs.

      Abraco

      Excluir
  6. Belas dicas,

    Estou fazendo uma lista denominada com suas dicas e compilando os posts, se me autorizar vou lista-las em meu blog para consulta e salvar em PDF também, para próximas gerações

    ResponderExcluir
  7. Toda a minha família por parte de pai tem isso mas por parte de mãe são tão peludos que parecem macacos (mal dá pra ver a pele do braço deles. Sou um meio termo entre meu pai e os irmãos da minha mãe. Não tenho tantos pelos no corpo mas prefiro estar livre deles. Quanto ao cabelo até agora caspa e alguns fios brancos (estou preparando para os problemas de queda). Achei interessante a Finasterida. Tenho muita disposição para o sexo (não consigo ficar muito tempo sem e me meto em confusão às vezes) e um desempenho fora do comum na academia e nos esportes. Acho que tenho excesso de testosterona. Quando tiro a barba no outro dia ela já está aparecendo de novo. Pensava na finasterida pra diminuir minha produção hormonal. Agora já era. Vai ser cirurgia mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Arrumar Ombros Protusos?