Pule a Corda


Eu nunca faço esteira e nunca entendi porque todo mundo parece gostar de passar horas em cima dela. Na verdade estou mentindo. Eventualmente, quando recebemos uma novata com beleza bem acima da média na academia, eu me sinto obrigado a fazer um aquecimento ao lado dela e puxar um assunto, mas é só para dar um bom exemplo e fazê-la se sentir bem. Em cima de mim. Salvo essas raríssimas ocasiões a esteira é o aparelho que eu mais procuro distância. É uma perda de tempo enorme. Simplesmente não há sentido em usá-la. Pior ainda são aquelas pessoas que compram uma pra treinar em casa, gastando perto de mil reais em um aparelho imprestável.

Agora que estamos próximos do verão, muitos de vocês devem estar se perguntando: "Qual é o melhor cardio para ficar seco e exibir meus ganhos musculares com qualidade física?" Pular corda. Eu paguei míseros 10 reais na minha e já uso ela há mais de um ano. Por este valor, estou oficializando-a como a escolha oficial dos aportadores. Ela é extremamente portátil. Pode ser usada dentro ou fora de casa. Na corda não tem golpe, você controla a intensidade, mas mesmo que opte pela mínima você já vai estar fazendo um bom nível de esforço. Depois de algum tempo, quando você estiver aguentando perto de 15 minutos (vale lembrar que a esta altura seu corpo já estará bem melhor condicionado), você poderá começar a variar os pulos. Da pra fazer alguma dança, pulos duplos, elevar mais os joelhos, alterar os impactos entre uma perna e outra, cruzar a corda, entre outros truques, basta você ser criativo e não faltará combinação.

Os benefícios são sólidos. Por ser um exercício de alta intensidade você pode queimar até 1300 calorias por hora, fazendo sua gordura derreter rapidamente sem que perca muita massa muscular. Inclusive, no meu caso, tive bons ganhos de massa na panturrilha e percebi uma tonificação geral dos músculos especialmente nas coxas, canelas e ombros. O exercício também melhora a estrutura dos pés, o equilíbrio, a coordenação e a agilidade. Outro ponto importante é a melhora na densidade óssea, quando comecei a pular eu costumava sentir uma certa dor na canela depois de muito tempo pulando, com o tempo a dor foi se esvaindo e meus ossos se fortificando. Além disso, o modo como você gira o punho durante a atividade, ajuda-o a se adaptar para socar, sendo este um bom motivo para pular corda se você pretende fazer boxe.

Acima de tudo, a corda traz um beneficio enorme para quem está acostumado a só fazer musculação. Ela expande e otimiza a rede capilar do seu corpo, aumentando o fluxo sanguíneo, permitindo um transporte melhor de nutrientes para seus músculos, sendo melhor para este trabalho do que outros cardios, incluindo HIIT. Isso por si só já é suficiente para lhe ajudar a quebrar platôs.

Se você for hardcore, pode até, devido a portabilidade, levar a corda para a academia e intercalar durante o descanso de seus exercícios para fazer um treino de intensidade ridiculamente alta.

Só tem dois alertas que eu gostaria de dar para quem quer incluir a corda na rotina: coma mais proteína e progrida devagar. O primeiro alerta vai evitar a perda de massa, já o segundo vai evitar lesões. Comece com no máximo 5 minutos diários e aumente um minuto a cada 3 treinos, até atingir 15 minutos diários, depois disso vá focando na intensidade e aumentando quando possível. Um bom objetivo final é tentar chegar a 36 minutos sem parar em alta intensidade, isto equivale a 12 rounds de boxe de 3 minutos.

O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!

Comentários

  1. Trouxe a minha pra Portugal. Depois que adicionei pular corda ao meu treino, nunca mais parei.
    Como treino pra lutadores, não acho que substitua a corrida, mas complemente. Nada como terminar um cirquito com um tiro de 500m ou subir uma ladeira.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, acredita que nunca pensei nisso? Olha, eu tenho uma dificuldade enorme de pular corda! Correr todo mundo sabe, mas eu nunca consigo pular mais de 5 vezes seguidas. Tem um macete para isso? Outra preocupação que tenho é o pulso. Esse movimento repetitivo não pode causar tendinite?

    Abraços e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bufunfa.

      A repetição é sempre o único método para se atingir a perfeição. Também tinha dificuldades no início, mas quando comecei a praticar diariamente fui ficando melhor. Se você fizer o movimento simples, não movimentará substancialmente o pulso, grande parte do movimento é feito na corda, e existem algumas que possuem uma mobilidade maior do que outras, nunca tive crises após dedicar um tempo ao exercício...
      Não sou o burguês, acho que ele não está mais respondendo comentários.

      Excluir
    2. Aprenda a forma com alguém e repita centenas de milhares de vezes.

      Excluir
  3. Muito boa dica!

    Comecei ontem e vou praticar com frequência!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Burgues, sou eu novamente, o autor do antigo blog, Um Ativo Diferente, sobre aluguel de temporada.

    Agora mudei o meu blog para ficar mais fácil de visualizar seguindo a dica do Uórrem Bife.

    viverdealugueldetemporada.blogspot.com.br

    Estou adicionando você no Blogroll e por favor, adicione o meu, tenho certeza absoluta que vai gostar dos meus posts, vou quebrar alguns paradigmas aqui em vários temas da blogosfera.

    grade abraço,

    Viver de Aluguel de Temporada

    ResponderExcluir
  5. Corda é muito bom!
    Onde treino funcional ela é presente praticamente toda semana. O exercício é sempre o D.U., mas não consigo, então fico só no S.U. kkkk

    ResponderExcluir
  6. Existe dias fixos que o burgues posta os artigos dele?
    Obs:Sou novo no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça como eu, coloque seu e-mail na caixinha ali do lado e assine os posts. Dificilmente comento, mas dessa forma não perco nenhum post novo e leio todos.

      Aliás, TODOS os blogueiros da nossa querida blogosfera financeira deveriam adotar essa simples ferramenta, fica a dica aí!


      Anon eleitor do Bolsonaro

      Excluir
    2. O burguês posta sempre as quintas-feiras.

      Excluir
  7. pulo corda na academia durante o treino de muay thai. a corda é própria academia, mas pretendo comprar a minha.

    o exercício é muito bom mesmo.

    abç!

    ResponderExcluir
  8. Legal, gostei da dica . Pular corda parece dar um bom condicionamento além de ser um baita exercício, soa pra caramba

    ResponderExcluir
  9. Quando eu jogava basquete tinha um treino Air alert, que consistia em pular cordas e os ganhos eram grandes !! bem lembrando vou comprar uma e começar a me exercitar !!

    ResponderExcluir
  10. Amigo Burguês,

    Só estou passando para informar que acabei de postar no meu blog um Post bem interessante"Casa de Praia 3 em 1" acho que você vai gostar da leitura, apesar que obivamente não precisa concordar, por favor amigo fico muito agradecido se me colocar aqui no seu Blogroll. Você já está no meu. Um grande abraço.

    https://viverdealugueldetemporada.blogspot.com.br/

    VAT - Viver de aluguel de temporada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Arrumar Ombros Protusos?

Roger da Cidadezinha