Lidando Com Pessoas - Socialização Básica

I. Não critique, condene ou se queixe

Este é o principal problema da maioria das pessoas. É preciso entender que críticas são sempre uma atitude fútil, pois não funcionam. São inúteis. O único resultado que ela gera é ferir o precioso orgulho das pessoas e colocá-las na defensiva, e uma vez na defensiva ela não vai absorver sua sugestão e melhorar, ela apenas vai passar a te odiar e será necessário um enorme esforço pra dar a volta por cima. Se você só tiver críticas pra falar, é melhor não falar nada, pois a energia gasta será em vão e não te trará nada em troca. B. F. Skinner, um dos meus psicólogos prediletos, provou que animais recompensados por bom comportamento aprendem mais rapidamente e retém melhor a habilidade do que quando castigados por mau comportamento. Não se engane, humanos funcionam da mesma forma.
"Com a mesma intensidade da sede que nós temos de aprovação, tememos a de condenação." - Hans Selye
Meu objetivo nessa postagem não é acabar com as críticas do mundo, muito pelo contrário. Quero que elas continuem vivas, pois sempre que alguém critica outra pessoa, isso gera uma enorme oportunidade para nós, burgueses, defendermos de maneira sutil a outra pessoa e ganhar pontos com o erro dos outros. No fundo, a verdade é que ninguém gosta da presença de um reclamão. A vida tem muito baixos e focar neles só vai limitar suas chances de ser um bon vivant. Se quiser conquistar popularidade, influência e poder terá que ser (ou parecer ser) sempre indireto, criativo e positivo para não se comprometer com ressentimentos desnecessários.

II. Aprecie honestamente

Um dos maiores burgueses da história dos Estados Unidos da América foi Charles Schwab. Ele foi um dos primeiros homens a receber um milhão de dólares de salário em uma época que 50 dólares por semana era mais que suficiente para viver bem. Aos 38 anos de idade tornou-se presidente da US Steel Company. Quando questionado sobre o motivo de ter conseguido um salário tão alto ele disse que com certeza não era por ser inteligente, nem por saber mais sobre aço - afinal havia outros no mundo com melhor capacidade pra nessas áreas. A verdadeira razão, segundo ele era:
"Considero minha habilidade em despertar o entusiasmo entre os homens a maior força que possuo, e o meio mais eficiente para desenvolver o que de melhor há em um homem é a apreciação e o encorajamento. [...] Não há meio mais capaz de matar as ambições de um homem do que a crítica dos seus superiores. Nunca critico quem quer que seja. Acredito no o incentivo que se dá a um homem para trabalhar. Assim, estou sempre ansioso para elogiar, mas repugna-me descobrir faltas. Se gosto de alguma coisa, sou sincero na minha aprovação e pródigo no meu elogio."
Percebam que não importa se Charles Schwab era um homem bonzinho que fazia elogios pra todo mundo ou se era um maquiavélico homem que só pensava em produtividade. O fato é que, seres humanos são difíceis de lidar e o melhor jeito de se conseguir o que quer deles é agindo de acordo com o que funciona melhor em sua natureza. Evitando críticas e elogiando as coisas boas. Isso funciona. Agora, é importante que não sejam elogios falsos e é preciso um pouco de criatividade e experiência, mas com o tempo, você poderá achar pontos positivos em qualquer pessoa.

Recentemente eu estava com uns amigos em um bar quando conheci uma feminista amiga de um deles. Ela era famosa por odiar homens, ainda mais os burgueses. Era virtualmente impossível elogiar qualquer coisa nela. Não se vestia bem, não era estilosa e só falava de drogas, além de me olhar com uma cara de desprezo enorme. Não demorou muito pra ela entrar na "importância do feminismo". De fato, eu poderia ter criticado e rebatido, mas ao invés disso eu disse que achava muito importante defender suas próprias causas e que se todos no brasil fossem como ela, nós não estaríamos tão largados e passando vergonha com a atual situação política. A conversa demorou mais meia hora até ela ir embora. Três semanas depois fui convidado para o camarote de um evento musical na faixa por meu amigo conhecido da feminista. Acabei descobrindo posteriormente que ela era organizadora desses eventos e deu vip pra nós dois, excluindo todos os outros da mesa. Devo admitir que nem eu esperava que aqueles elogios fossem capazes de se transformar em um convite de 1200 reais.

A moral da história é que ouvir, não criticar e elogiar as pessoas é uma atitude que pode gerar grandes ganhos. Funciona bem em todos e, ainda melhor, em pessoas que esperam que você aja com arrogância por ser um burguês que exala superioridade. Seja como for, faça o que for preciso para atingir seus objetivos. Muitas vezes eles não dependem de você, então certifique-se de ter contatos que cuidem do que for necessário. Além disso, mesmo aparentando superioridade com o estilo de vida burguês é importante lembrar:
"Todo homem que encontro é superior a mim em alguma coisa. E nesse particular eu aprendo dele."

III. Desperte desejos

Como um bom burguês, sempre gostei de ler e falar sobre economia, investimentos e finanças. Acontece que, se eu falar sobre isso com qualquer modelo ela simplesmente vai pegar o celular dela e mandar uma mensagem para o ex. Dito isso, fica fácil entender que a chave para conseguir o que você quer das outras pessoas é fisgá-la. Vou tentar desenhar de outra forma. Todos os verões eu vou para o Pantanal pescar com o meu tio, nós dois gostamos muito de dólar. Contudo, das últimas vezes que tentamos pescar dourados com notas de U$100 elas ficaram boiando até se dissolver na água. Eu não consigo compreender, mas por alguma estranha razão, a única coisa que eles gostam são minhocas. O mesmo acontece com as modelos. Quase o mesmo na verdade, pois notas de U$100 funcionam excepcionalmente bem com elas. O fato é que, para conseguirmos o que queremos dos outros, precisamos antes de algo que o outro quer. Modelos provavelmente querem falar sobre sua carreira, sobre sua rotina de pele ou sobre si mesma e seus relacionamentos passados. Não me importa, e não me incomodo de falar sobre, pois cada minuto que ela investe em uma conversa comigo aumenta as minhas chances de conseguir o que quero.

Lidar com as pessoas nem sempre é tarefa fácil, mas é algo importante para todos. Ainda mais para nós, burgueses. Seguindo as três regras básicas você aumenta suas chances de sucesso. Considere isso como o fundamento da socialização. Caso queria ler mais exemplos, sugiro a leitura do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!

Comentários

  1. Mais um post fantástico. Ótimas dicas burguês, comecei a ler o livro ontem por sua causa, e o que posso dizer até o momento é que já esta gerando resultados positivos.

    ResponderExcluir
  2. Burguês,

    Obrigado por nos presentear com vossos ensinamentos.
    O legal que vc traz a teoria do livro + pratica do seu cotidiano.

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer é meu, em recebê-los aqui.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Esse texto vale ouro!

    ResponderExcluir
  4. Esse post vai para o the best of blogosfera! Até anotei no meu PC pra não esquecer os ensinamentos!

    ResponderExcluir
  5. E esse final hein Burguês?

    "Não me importa, e não me incomodo de falar sobre, pois cada minuto que ela investe em uma conversa comigo aumenta as minhas chances de conseguir o que quero."

    Esse mindset faz toda a diferença!

    - Mark

    ResponderExcluir
  6. Excelente !!! bora por em prática ...

    ResponderExcluir
  7. Há coisas interessantes no seu texto. Entretanto, ele nega esse aspecto da busca da verdade, que na minha vida é essencial. Não dá para sacrificar a verdade em prol de alguns ganhozinhos materiais.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, burguês.

    Gosto dos seus posts, sobretudo aqueles que trazem ensinamentos seguidos de exemplos.
    Você é bem direto, mostra objetividade nos posts e conserva a boa escrita do português.

    ResponderExcluir
  9. Fala Burguês! Você está inspirado hein? Fez tanto post que não estou dando conta, vou ver com calma, coisa muito boa tem que assimilar bem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Otimo post, ja li o livro indicado, mas como sou um jpbf introvertido, tenho q ficar tomando altas doses de como socializar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roger da Cidadezinha

Os 10 Mandamentos Dos Burgueses Altamente Eficazes